- Home
- O Projeto
O Projeto
Título do projeto: Pesquisa e Produção de Material Didático Pedagógico para a docência no Componente Curricular Ensino Religioso no Ensino Fundamental.
Finalidade: Este projeto tem como finalidade a pesquisa científica com vistas a produção de material didático pedagógico para a docência do componente curricular Ensino Religioso no âmbito do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais. . A Inserção do Componente Ensino Religioso no Currículo da educação Básica versa da Constituição Federal de 1988 (art. 210), e é contemplado na BNCC e no Currículo Base do Território Catarinense. Contudo, verifica-se uma carência de material didático pedagógico para esse componente na Educação Básica, em especial no ensino fundamental. A pesquisa, amparada nas políticas públicas curriculares – Base Nacional Comum curricular – BNCC – e Currículo Base do Território Catarinense – CBTC – objetiva a consolidação de um estudo científico que permita a construção de material didático pedagógico alinhado às políticas curriculares supracitadas, subsidiando os docentes da Educação Básica que ministram o Componente Ensino Religioso no Ensino Fundamental. Website do projeto Não informado
Palavras-chave Políticas de Currículo; Inovação; Produção de Material Didático; Ensino Religioso. EducaçãoBásica; Práticas Educativas.
Pesquisadores Envolvidos

Prof.º Me. Carlos Alberto Bertaiolli: docente da Educação Básica e do Ensino Superior; Coordenador Local do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião (FURB/UNIPLAC – UNIEDU); Pesquisador em Educação, líder do Grupo de Pesquisa GPePPE – Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais

Profª. Dra. Simone Riske Koch
Docente e coordenadora do Curso de Graduação – Licenciatura em Ciências da Religião FURB – Universidade Regional de Blumenau. Pesquisadora do GPFORPE Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas(FURB), GPEAD – Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento(FURB) e GPePPE – Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais (UNIPLAC).

Profº. Dr. Adecir Pozer
Docente do Curso de Graduação – Licenciatura em Ciências da Religião FURB Universidade Regional de Blumenau. Pesquisador do GPEAD – Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (FURB) e GPePPE – Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais (UNIPLAC). Presidente do FONAPER – Fórum NAcional Permanente em Ensino Religioso.

Prof.ª Dra. Mariléia Aparecida Wolff Tubs
Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNIPLAC, Coordenadora do Programa Residência Pedagógica e Pesquisadora do GPePPE – Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais.

Prof.º Dr. . Jourdan Linder Silva
Docente do Curso de Pedagogia e Coordenador do Curso de Pedagogia EAD da UNIPLAC e pesquisador do GPePPE – – Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais.

Prof.ª Me.Katilene Willms Labes
Possui mestrado em teologia pela Escola Superior de Teologia – EST (2017), especialização em Educação Diversidade e Cultura Indígena (2010) pela mesma instituição e MBA em Gestão Escolar pela USP (2020). Graduada em Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB (2007) e em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2021). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Gaspar no Ensino Fundamental e da Universidade Regional de Blumenau – FURB, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Tem experiência com Ensino Religioso Escolar, Gestão Escolar e com educação de crianças e jovens em grupos comunitários. Nos últimos anos tem se dedicado a formação docente inicial e continuada

Prof.ª ME. Mariane do Rocio Peters Kravice
Possui graduação em Ciências da Religião pela Universidade da Região de Joinville – (UNIVILLE-2001), especialização em Ciências da Religião pela Universidade Regional de Blumenau (FURB-2005). Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB-2008). Atua como professora efetiva na Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e como professora de Estágio no Curso de Ciências da Religião – Licenciatura. É membro do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento – GPEAD/FURB. Atuou como professora supervisora do PIBID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, diferença, discurso e ensino religioso.